janeiro 29, 2004

VÁRIAS TESES SOBRE TOLKIEN. De vez em quando, nos últimos dias, há animação no Blogame Mucho a propósito de Tolkien. Se bem percebi, há várias teses: 1) «Eu também não gosto dos livros do Tolkien e, no entanto, nunca os li.»; 2) «Não se pode afirmar em consciência que não se gosta de uma coisa sem a ter experimentado, visto, lido ou ouvido.»; 3) «Eu tentei ler Tolkien. Umas três vezes. Mas a verdade é que aquilo não se deixa ler.»; 4) «Da próxima vez que o meu filho mais velho me disser "eu agora ando a ler Tolkien", com ar de iluminado, atiro-lhe com o livro de matemática à caixa craneana.»; 5) «Dizer que nunca se leu o Tolkien mas que aquilo é uma profundíssima seca lembrou-me S.A.R. a dizer que nunca tinha lido o Saramago mas que o O Evangelho segundo Jesus Cristo era uma merda.»; 6) «Nunca tive, não tenho e não terei jamais, pachorra para ler Tolkien. E nem sequer perco tempo a discutir-lhe o tamanho do estro. Aquilo é uma profundíssima seca esotérico-mitológica.» Ora aqui está um debate.