março 25, 2004

O REAL MADRID. Rui Rey não concorda com o texto de Maradona (A Causa Foi Modificada), publicado no Contra a Corrente. Eis o texto: Sinceramente não acho que a posta do Sr. Maradona, como valor estético, literário ou blogosférico, seja boa. Além de não perceber nada do assunto, pois presumo que o Sr. Maradona não deve saber o que é treinar uma equipa de futebol profissional, muito menos uma equipa de outra galáxia. Além disso, não está todos os dias com a equipa e por isso não sabe das vicissitudes porque a equipa passa e quais foram as medidas tomadas, quer ao nível de treinamento que visam cíclos de forma, quer outras como por exemplo as que vieram a revelar-se prejudiciais para a presente época - início de época no exterior (em locais sem condições para um boa preparação de base) e venda de jogadores que dificilmente se substituem (Makelele, a dupla Guti/Beckham tem quebrado o galho mas não são Patrick Vieira ou um Dunga por exemplo, sem serem Gatuso ou Davids), ou outros que acabaram por não integrar o plantel (Milito).
Acresce que grandes treinadores (Erikson, Scolari, Del Bosque) os quais correriam imediatamente a um chamamento de Valdano, têm sido unânimes em realçar o bom trabalho que está a desempenhar.
O Real não deixou de jogar como sabe e como nos tem maravilhado. Gosto dessa equipa porque são aqueles que escolheram a técnica como meio para vencer os adversários. Seria uma burrice chegar ao Madrid e descaracterizá-lo. Apesar doutros insultos que o Sr. Maradona lhe dirigiu, não me parece que Carlos Queiros o seja.
A gente sabe que são os resultados e as exibições que contam. Mas deixemos que desenvolva o trabalho que o clube lhe pediu e depois avalia-se. Só não percebo é que com todas as insuficiências taxadas pelo Sr. Maradona, o Real, pela mão de um conceituado senhor da bola, Jorge Valdano, contratou-o. Deve haver ali curriculum mafiado, ou o homem apesar das asneiras que tem feito pelo mundo da bola, ainda existe alguém disposto a tentar que alguma coisa lhe caia certo. Deve ser isso.»