abril 25, 2004

EVOLUÇÃO. [Actualização em 26.04.2004, 00:29h] Por mail, o A. comenta a questão das comemorações: «O que me incomoda na "Evolução" é sentir que não foi adoptada de boa fé. As datas comemorativas são o que são, memórias de feitos empalhados ou não; são sobretudo o que se fizer delas e cada um as associará às suas próprias memórias da altura, do percurso de então até agora, da maneira que quiser. Ou então não valerão nada. Mas mudar o nome das datas por provocação, acho mal – elas não pertencem a ninguém em particular, são de todos. Em 25 de Abril de 1974, fizeram uma Revolução. Discuta-se a revolução, mas não se lhe mude o nome ao sabor das conclusões individuais. A república evoluiu muito desde que foi implantada. O que vamos então comemorar a 5 de Outubro? Sinceramente, não acho insignificante a "guerra" evolução versus revolução: é que esta mudança de designação é inédita.» [António]

O Mário F. P. (há quanto tempo!), do Retorta, escreve: «Concordo consigo quando diz que mais do que comemorar memórias de papel amarelecido, seria bem mais importante criarmos condições para melhorar a nossa democracia. Eu faço o que posso de uma forma regular e coerente com o que acredito, educo as minhas filhas o melhor que sei. É o que eu posso fazer de mais útil.»