maio 10, 2004

IRAQUE/ COMENTÁRIOS. O Helder Ferreira, por mail, comenta o texto abaixo sobre o Iraque -- e, sobretudo, a citação de Philip Kennicot, vinda do The Washington Post.
«Se alguma coisa faz da Democracia um sistema melhor do que os outros, é a responsabilidade individual. A Democracia por si mesma não impede a existência de actos abjectos ou intoleráveis. Limita-se a não aceitá-los, desculpar ou condecorar. Quem vive numa Democracia como nós, espera que qualquer acto da natureza dos que aconteceram no Iraque seja punido e que sejam tomadas medidas para que não se repitam, sabendo que é de todo impossível garanti-lo. Na Democracia, não há Pais dos Povos ou Grandes Irmãos, para receberem a responsabilidade individual e no-la devolverem colectivamente, pelo que seja o acto que for (bom ou mau), o indivíduo é o responsável ou -- no limite --, o grupo que comete esse acto. Mais ninguém. Por isso, o senhor Philip Kennicot está enganado ou padece de desonestidade intelectual. Há agora um marido a espancar uma mulher, uma pai ou uma mãe a maltratarem um filho, um filho ou uma filha a maltratarem um pai ou mãe idosos, alguém esta a roubar ou a assassinar alguém e qual é a nossa responsabilidade? Não estarmos lá para acudir? O Francisco, eu e as pessoas que conheço, fazemos o melhor que podemos todos os dias e ninguém nos pode pedir mais que isso. Não aceito responsabilidades colectivas.»

1 Comments:

At 5:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. problems with ford escort front end Acetaminophen butalbital and caffeine online Crack download undelete Japanese pornstars pictures

 

Enviar um comentário

<< Home