junho 30, 2004

CONSPIRAÇÃO. Sim, há a nossa indignação e o esbanjamento ético correspondente. A quantidade de virgens ofendidas e escandalizadas com o actual processo político é realmente cansativa, perorando sobre moral, abandonados que estamos, coisa vil que são os princípios. Já o sabíamos de há muito. Durão faltou às promessas -- à promessa de cumprir o mandato. Isso é de uma clareza mais do que lapidar. Mas, para lá de tudo isso, que nos fornece um capital de indignação muito para lá do suficiente, e da hipótese de Santana Lopes ir a primeiro-ministro, que nos preenche vários parágrafos entre a pilhéria e a apreensão, há uma realidade muito mais prática que também ocupa espaço: o que vai mesmo acontecer? Nessa matéria, confesso, suponho que Santana prefere eleições. É o seu campo aberto preferido, liberta-o da cumplicidade do presidente, da desconfiança do seu eleitorado, da artilharia da oposição. Por isso, sendo evidente para qualquer pessoa que a esquerda deve exigir eleições quanto antes (seria uma vergonha que o não fizesse), poderíamos especular sobre isso: eu acho que Santana prefere ir a eleições, caso seja designado presidente do PSD amanhã à noite. Pode perder, sim, arrastando consigo a vingança que lhe foi dedicada por Durão Barroso (deixar-lhe o partido e uma hipótese de governo); mas, em campanha, Santana estará como peixe na água, sacudindo do capote a «tralha barrosista» (o rigor orçamental, a ditadura das Finanças), fazendo as tropelias que entender, desafiando Ferro Rodrigues, nomeando adversários. Esse é um ponto.
Ele sabe que, se aceitar as exigências de Sampaio e dos «pilares do regime» (desde as regras de bom-comportameno orçamental até à ideia de morigeração geral), acabará o Santana Lopes como Santana Lopes gosta de vender Santana Lopes. Deixar que o Presidente lhe diga como deve ser tratada a economia, como deve falar sobre a Justiça ou sobre a iliteracia, sobre a «opção atlantista» (que tema!, que tema!) ou sobre os costumes em geral, parece-me que significa abdicar de coisas bastantes.

5 Comments:

At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Thank you!
[url=http://mtvuwxej.com/afoy/kbvg.html]My homepage[/url] | [url=http://zqzraoao.com/qncn/wono.html]Cool site[/url]

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Great work!
My homepage | Please visit

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Good design!
http://mtvuwxej.com/afoy/kbvg.html | http://eectaiha.com/dtsp/inir.html

 
At 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. sprzedam meridia 15 History of tooth whitening A cool 1990 ford f150 Palm scrabble serial number free meridia diet pill mitsubishi outlander paintballairsoft paintball Laser tattoo removal koloa Mesotherapy clinics devon cornwall uk Cheat for ps2 games Botox sweating mi Internet security systems against hackers Rollover minutes and cell phone plans

 
At 5:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

 

Enviar um comentário

<< Home