agosto 25, 2004

OBIKWELU, 3. O meu caro Filipe Nunes Vicente comenta a questão levantando um problema adicional:
«A tentativa oposta, a da adopção sem reservas da vitória de Obikwelu como uma “vitória nossa” é também uma posição nacionalista e xenófoba. Um anfitrião acolhedor não retira os louros à proeza que o hóspede alcança sob o seu tecto. Um país que foi escolhido e que acolheu, deixa que os frutos desse enlace cresçam sem impor o seu papel de terra fértil. A cobrança do sucesso de um emigrante, apresentando a factura da nova nacionalidade não passa de um requentado sonho de superioridade sobre o estrangeiro. O que perguntavam a Montesquieu quando trouxe o seu estrangeiro imaginário a Paris – “como se pode ser Persa?” – exprime a ruptura entre o território e o (novo) indivíduo. Essas reconstruções podem ser, como sabemos, fatais.»


P.S. - Caríssimo Filipe: toda a razão. Outra história: quando José Saramago obteve o prémio Nobel da Literatura houve uma pequena discussão, nem por isso muito surda, sobre a titularidade do prémio. Toda a gente dizia que o prémio era para Portugal e, por extensão, para a Língua Portuguesa. Na altura, discordei o suficiente para que o próprio Saramago repetisse que não, que o prémio era de todos os portugueses. Mantenho que não é. É de José Saramago; foi ele que escreveu. A questão aqui é diferente, mas os princípios gerais mantêm-se; Obikwelu correu. Por isso, além dos argumentos que invoca, tem toda a razão nessa cautela que manda apresentar. Daí ser importante o debate sobre nações, nacionalidade e nacionalismo proposto pelo Paulo Gorjão.

5 Comments:

At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Well done!
[url=http://wfxekuol.com/ugmd/urry.html]My homepage[/url] | [url=http://hjdntjll.com/amjn/fnxo.html]Cool site[/url]

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Good design!
My homepage | Please visit

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Thank you!
http://wfxekuol.com/ugmd/urry.html | http://pcouxcen.com/exnq/nxpf.html

 
At 2:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

 
At 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it side effects of wellbutrin Upgrade circuit breaker panel Cracked mp3 players for nokia 6600 Dermalogica skin care treatment patanol ringtones Palazzo hotel & casino merchant accounts discovery land rover review Hot tubs and male sterility ultram Embroider poly fleece jackets Handheldcordless barcode scanners free black jack game Tsp 401k

 

Enviar um comentário

<< Home