outubro 05, 2004

ALERTA VERMELHO. Ora aí está uma notícia sobre «comentários perigosos». O Alexandre Inagaki, do blog brasileiro Pensar Enlouquece. Pense Nisso. conta como outro blog (que está aí na lista de links), o Imprensa Marrom, foi obrigado a sair da net. Não é a primeira vez que isto acontece no Brasil -- já antes, como escrevi aqui, um blog foi obrigado a mudar de nome porque uma empresa achava que o seu nome [o do blog] era parecido com o da corporação, uma empresa (sul-africana!) de ervas medicinais e xaropes. Escreve o Alexandre:
«Mergulhamos, oficialmente, no território das incertezas. A partir desse precedente, sou obrigado a fazer alguns questionamentos sobre a natureza de meu blog. Até que ponto posso emitir as minhas opiniões sem que algum melindrado ameace tirá-lo do ar por algum critério subjetivo? Chegará o tempo em que necessitaremos de consultoria jurídica prévia para a publicação de um post? Vale a pena permitir a publicação de comentários, ou será mais prudente limitar a interação do meu blog? Devo me limitar a escrever sobre o cardápio do meu café da manhã e as cólicas do meu cachorrinho?»
Fernando Gouveia, responsável pelo Imprensa Marrom, esclarece que esta é a primeira acção judicial promovida contra um blog por causa de comentário.