outubro 05, 2004

BRASIL, ELEIÇÕES. CRISE DO CORONELISMO. O Gonçalo Soares escreve de São Paulo com um interessante comentário sobre as eleições municipais brasileiras. O destaque vai todo para os resultados de Fortaleza, que bem pode constituir um amargo de boca para os ortodoxos do Planalto, nomeadamente o ministro Dirceu, que participou activamente na campanha do PC. Explicações para depois. Escreve o Gonçalo:
«A propósito das eleições municipais, não foi só em Salvador que se assistiu a um rude golpe no coronelismo. Também em Fortaleza deu "zebra". Contra todas as expectativas a candidata do PT, uma outsider que corria por fora, á revelia da direcção nacional do partido (Lula incluído), que preferiu apoiar o candidato do PC do B que parecia melhor nas sondagens, não só o deixou a ver navios para o segundo turno, como também deixou de fora os candidatos apoiados pelos pesos-pesados locais: o senador Tasso Jereissati e o Ministro Ciro Gomes. É por estas e por outras (leia-se Marta Suplicy) que ninguém vai convencer o Lula a apoiar quem quer que seja no segundo turno. Já o afirmou hoje, em declarações reproduzidas na Folha de São Paulo
Acrescento que outro caso é o do Maranhão, onde o candidato de Sarney também não passa ao segundo turno. Ou seja, Sarney, Garotinho e ACM estão em risco de ter perdido bastante. Curiosamente, o PT perdeu votos na sua zona histórica, ou seja, o ABC paulista.

1 Comments:

At 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »

 

Enviar um comentário

<< Home