outubro 09, 2004

LIBERDADE. É evidente que está em causa a liberdade de expressão, ao contrário do que escreveram (nos jornais) e disseram (na rádio) hoje os especialistas em «politiquinha» e que justificam tudo com a hipótese de se tratar de mais uma traquinice do Marcelo. Pessoalmente, estou-me bem nas tintas para as traquinices do Marcelo – tão reconhecíveis (um piscar de olho, um sorriso, uma frase), tão evidentes. Seria bom que assentássemos no seguinte: a demissão de Marcelo Rebelo de Sousa (como sabemos hoje, a demissão foi a sua reacção à proposta de amenização das críticas ao governo e de mudança do formato do programa) não faz senão agravar o que já de si era grave – as declarações do ministro.
Estou-me bem nas tintas para saber se MRS quer ser candidato a presidente da República ou a provedor da Santa Casa. E não acho significativo que MRS escolha o silêncio para castigar ou penalizar o governo. Isso interessa os especialistas em «politiquinha» – e até pode interessar o próprio Marcelo. Agora, o que eu acho significativo é que todas as coisas que se passaram estavam já inscritas nas palavras do ministro.
MRS pode ter-se demitido porque não estava para aturar a sugestão para amenizar as críticas. Quem pode, pode – e demitiu-se. Pacheco Pereira não aceitou um cargo. Outros fizeram o que puderam. O que é grave é a ideia de que qualquer crítica, por menor que seja (ao decreto da «ponte» da passada segunda-feira, à ida de Paulo Portas ao carnaval de uma amiga, às gravatas de um director-geral, ou, por displicência, a aspectos essenciais da governação) sejam entendidas como «destilar ódio ao PSD». Isso é que eu acho inaceitável. Tal como acho inaceitável (não, não por razões «operativas» ou para dar conta de um «descontrole» do governo) que, a cada crítica e a cada despacho de uma agência de notícias, se responda com conferências de imprensa e comunicados oficiais. Isso é coisa de quem depende absolutamente das primeiras páginas e não se defende onde essas coisas devem ser defendidas: no Parlamento, no governo, nos ministérios.
Tratar toda a «opinião desfavorável» como uma ameaça iminente é uma coisa desprezível que retira toda a dignidade à ideia de governar; como se não fosse possível governar sem as primeiras páginas e sem o beneplácito dos comentadores encartados ou fortuitos. Esta dependência orgânica é que é desprezível – não me interessa que Marcelo se tivesse demitido e vestido a pele de vítima. Isso é assunto dele, dos que adoram «factos políticos» e dos que acham que a política é apenas o jogo do Monopólio. Assunto meu é o da liberdade, porque sou cidadão. E assunto meu é, também, a forma como as autoridades reagem às críticas. Podem não revelar outra coisa – mas revelam um carácter.

7 Comments:

At 12:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. roger moore volvo Free online credit score canada casino gaming acquisition private equity American stock excange generic fluoxetine rayure blouse http://www.free-web-design-0.info/Webdesign3.html zocor

 
At 12:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

What a great site Portland honda dealer http://www.side-effects-of-zyrtec.info sideafx vardenafil

 
At 1:26 da manhã, Anonymous Obat tumor lambung said...

thank you very useful information admin, and pardon me permission to share articles here may help :

Cara mengatasi penyumbatan di jantung
Obat radang usus

 
At 4:12 da manhã, Blogger JESSICA JANE said...

If you have a history of illness that is difficult to recover, maybe our next article will help you to recover

Walatra Berry Jus
Walatra sehat mata
Qnc jelly gamat
Obat Kutil Kelamin Pada Pria & Wanita
Obat Infeksi Jamur Di Selangkangan
Obat Radang Lambung
Pengobatan Flek Paru-paru
Cara menghilangkan jamur pada lidah bayi

 
At 8:26 da manhã, Blogger Siti Solihah said...



Hi, This Information is incredible ^_^ I want to work with you in the health sector :

obat batuk berdarah

 
At 4:29 da manhã, Blogger Rebecca Alexandra said...

Given article is very helpful and very useful for my admin, and pardon me permission to share articles here hopefully helped :

Obat ginjal bocor tradisional
Obat fistula ani tanpa operasi

 
At 7:25 da manhã, Blogger Lutfi Kurniawan said...

Thank you, for getting something new and saluting the originality of this story, hopefully useful, so that life is more useful and useful for others

Obat Gatal Pada Kemaluan Yang Terbukti Ampuh Dan Efektif
Cara Menurunkan Kolesterol Tinggi
Cara Mengobati Ambeien
Cara Mengobati Gatal-gatal Pada Kulit
Obat Amandel Paling Ampuh Dan Manjur

 

Enviar um comentário

<< Home