novembro 02, 2004

EUA, 2. Concordo com o João Miranda. Esta ideia de que todos temos o direito de votar nos EUA parece-me estapafúrdia. Não por lhe faltarem argumentos (como o facto de a política externa americana influenciar a vida de todos nós), mas porque – em extremo – parte do princípio de que os outros não têm capacidade para se auto-governar. A quantidade de «especialistas em América» gerados nos últimos anos só se explica pela paixão que a América desperta, julgo eu. Paixão descontrolada e paixão de ódio. Admito – já o escrevi abaixo – que a eleição de Kerry é melhor para as relações entre os EUA e a Europa (e que no resto não mudará grande coisa). Mas acho despropositada a ideia de os jornais (como o The Guardian) incentivarem directamente (por mail) os eleitores americanos a votarem num dos candidatos. E também penso que os jornais que tomam partido publicamente por Kerry ou por Bush (não acho mal) deviam fazer o mesmo nas eleições portuguesas e serem tão claros nas suas opções domésticas quanto o são no momento em que dão lições de política aos americanos. Isso eu achava bem.
Vivo grande parte do tempo noutro país, noutro hemisfério, acompanho as suas experiências eleitorais, as suas escolhas, as suas paixões, os seus disparates – mas não me passa pela cabeça dar-lhes lições. Falo quando sou convidado, ouvem-me, riem, tento compreender, mas não acho que todos tenhamos autorização para votar onde eles votam, quando eles votam. Também não creio que a Europa seja o centro do mundo.

2 Comments:

At 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

 
At 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info Forums and ppc Porsche vintage posters real estate listing online pharmacy hydrocodone data recovery shareware Virtual girl sex doll Mcse management Domain name business make money

 

Enviar um comentário

<< Home