agosto 04, 2005

Apoio.

Depois de jornais estrangeiros elaborarem sobre independência editorial para apoiarem a eleição de John Kerry, Gilberto Gil apoia Manuel Maria Carrilho (no Público de hoje).

22 Comments:

At 3:23 da tarde, Blogger Luís Bonifácio said...

Mais um motivo para votar nos outros candidatos.

 
At 3:53 da tarde, Anonymous ana de lucas said...

Sobre o envolvimento "tangencial e acidental" de empresas portuguesas no "mensalão":
A principal diferença entre o Brasil e Portugal é o facto de não haver imprensa em Portugal (já para não falar em ministério público...). Se assim não fosse, numerosos políticos e empresários portugueses estariam em muitos maus lençóis, tal como seus colegas brasileiros.
Uns poucos exemplos: Paulo Portas, ministro da Defesa, que comprovadamente serviu de "laranja" no esquema de lavagem de dinheiro da Universidade Moderna, e que, tudo o indica, fez negócios pra lá de escusos na compra de armamentos com intermediação da ESCOM, empresa dessa autêntica central do crime que é o Grupo Espírito Santo. De tal modo que esse político, ex-ministro de Estado, antes um dos mais combativos no cenário nacional, hoje mostra um total desinteresse pela política portuguesa, a despeito de sua condição de deputado, enfado certamente proporcional ao recheio de seus bolsos.
Outro exemplo são os gestores do Grupo Espírito Santo, que já eram há muito tempo especialistas em financiamento partidário ilegal e coisas piores. Vejamos: a conta que operava o saco azul, ou caixa dois, de Felgueiras era do BES. Além disso, o mais escandaloso de tudo: foi encontrada na sede do BES a minuta de um despacho ministerial que permitiria ao BES, se não fosse revogado pelo governo seguinte, o abate ilegal de árvores para a conclusão de um projecto imobiliário. Foi encontrado igualmente um docucmento que comprovava o envio por fax dessa minuta ao respectivo ministério. Isso para não falar sobre contas do BES que serviram para branquear dinheiros de Pinochet em Miami etc. etc.
Outro caso: a megacorrupção nas altas cúpulas da Direcção de Finanças do governo português, que recebia subornos para fazer desaaparecer processos de cobrança de dívidas fiscais. Nesse caso, esse corruptos corromperam também o próprio Ministério Público! E o fizeram de modo tão escandaloso que provocou a indignação da juíza de instrução do processo Fátima Mata-Mouros, que mandou para casa os procuradores com a ordem de que refizessem todo o seu trabalho!
Até políticos a receber malas de dinheiro também não é incomum (António Preto, p. ex.).
E poderia ficar aqui o dia todo a citar exemplos.
Como se vê, o problema é que os jornalistas portugueses não reconhecem uma notícia nem quando tropeçam nela! A não ser quando lhes cortam as verbas publicitárias, é claro!
No dia 6/7/2005, o International Herald Tribune, referindo-se à cobertura da imprensa do mensalão, afirmou que os jornalistas brasileiros podiam dar algumas lições a seus colegas norte-americanos. Quisera que os jornalistas portugueses, como o autor deste blogue, também aprendessem algumas lições...

 
At 3:58 da tarde, Blogger LusoFin_oBlog said...

Se Portugal fosse um pais a sério eu aconselharia o Francisco a apagar o comentario anterior - nao porque seja falso ou irrealista (nao sei) mas porque ele teria seguramente problemas pelo que a Ana escreveu. Assim, está toda a gente a fazer de conta que nao sabe de nada e ninguem quer dar azo a que se ouça falar da corrupçao...

ps: eu tenho umas ideias mas agradecia se alguem me dissesse o que é servir de "laranja"...

 
At 6:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Servir de laranja é emprestar o nome para acobertar o real responsável por alguma coisa. Normalmente se usa a figura do "Laranja" para que ele mantenha contas em seu nome ou faça saques em nome próprio para repassar o dinheiro ao verdadeiro dono.

 
At 11:16 da tarde, Anonymous Maura said...

Ai meus sais. Por acaso o Gil mudou para Lisboa para passar a "apoiar" alguém? Esses baianos espaçosos... :-)

 
At 9:48 da manhã, Anonymous Arlindo do Rego said...

Recomendo o seguinte blog como link:

http://www.questao-dos-universais.blogspot.com/
e se chama: Funes, o Memorioso, de António Conceição, Advogado e Professor universitário que vive e trabalha no Porto

Vale a pena.

Um bom e antigo amigo

 
At 10:14 da manhã, Anonymous Arlindo do Rego said...

Eis exemplo de um texto de Funes o Memorioso, supra postado a meu pedido (um Chato)

"Resposta a um chato: onde estava eu no 25 de Abril

À época, eu era ainda católico. Tinha treze anos e rezava todas noites um pai nosso e uma avé Maria pela alma dos meus avós paternos (os maternos ainda estavam vivos) e outro pai nosso e outra avé Maria pela nossa vitória na guerra contra os turras. Ignorava então que lhe chamavam guerra colonial e fantasiava ser eu o herói que lhe poria fim, matando os maus todos.
A minha família era quase toda como o Salazar gostava. Não se metia em política.
O meu tio Jaime e o meu tio Fernando eram contra o regime. Mas apesar de assegurarem depois com orgulho estarem fichados na PIDE, nunca vi essas fichas e continuo a suspeitar que a PIDE não fichava gajos cuja actividade de oposição se limitava a dizer mal do governo nos almoços com os irmãos e os cunhados.
A ovelha negra da família era um longínquo primo que nunca vi, estudante de Direito em Coimbra, que em 1973 foi preso durante uma manifestação de díscolos. A minha mãe citava-mo como exemplo do que me aconteceria se não me mantivesse no caminho da rectidão.
Eu jurava manter-me no caminho da rectidão. E sonhava secretamente com Américo Thomaz a impor-me a Torre Espada no 10 de Junho.
-
A manhã do próprio dia 25 de Abril foi monótona. A minha mãe nem sequer me deixou ir à escola. De hora a hora, ouvíamos os repetitivos comunicados do MFA: "aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas..."

Ao meio dia houve excitação, mas não por causas políticas. O meu pai chegou com o carro novo que fora buscar a Oliveira de Azeméis, à "Garagem Justino": um "Opel 1204" amarelo metalizado. Tinham-lhe oferecido o tampão da gasolina com chave e tapetes do cairo para o interior. O velocímetro ia até aos 160.

A tarde foi passada entre a leitura do manual de instruções da nova viatura e os comunicados radiofónicos do quartel da Pontinha.
Descobri que havia um botão que, quando accionado, acendia simultaneamente os 4 piscas. Não vi o "Viver no campo" nem o "Daktari".

Até ao fim acreditei que tudo aquilo não passaria de outra intentona das Caldas. Tinha presentes no espírito as recentes palavras de Marcelo Caetano ("De todas as infâmias que os adversários da nossa presença em África têm posto a correr contra nós e alguns portugueses infelizmente repetem, confesso que me fere mais a de que defendemos o Ultramar para favorecer os grandes interesses capitalistas. (...) Não. O que defendemos em África são os portugueses, de qualquer raça ou de qualquer cor, que confiam na bandeira portuguesa; é o princípio de que os continentes não são reservados a raças, mas neles deve possível, para aproveitar os espaços vazios e valorizar as riquezas inertes, o estabelecimento de sociedades multirraciais; é o direito dos brancos a viver nos lugares que tornaram habitáveis e trouxeram à civilização, e a participar no seu governo e administração. Num mundo que proclama a luta contra o racismo, que nega a legitimidade das discriminações raciais, é isso mesmo que defendemos: a possibilidade de, na África Austral, onde de longa data os europeus se fixaram, prosseguirem a sua evolu-ção sociedades políticas não baseadas na cor da pele.") e acreditava piamente no triunfo final do bem. Os traidores haviam de sair derrotados...

As ilusões só me começaram a passar à noite, quando Marcelo Caetano foi levado do quartel do Carmo numa Chaimite e vi os rostos patibulares de Rosa Coutinho e Pinheiro de Azevedo na Junta de Salvação Nacional.

Mantinha, no entanto, uma réstia de esperança. Queria acreditar que Spínola - que durante anos vira, herói da Guiné, a preto e branco nos telejornais - não era um traidor. Ao ir para a cama, todavia, hesitei se devia ou não rezar o habitual pai nosso e avé Maria pela morte dos turras. Rezei.

A 29 de Abril fiz greve ao teste de francês. A 30, berrei com os colegas "morte à Pide" e "fim à guerra colonial". No início de Maio, a professora de História chamou-nos e advertiu-nos que não devíamos andar por ali a gritar contra a guerra colonial, porque o General Spínola já tinha anunciado que agora é que ela ia começar.

O dia 6 de Outubro de 1974, um Domingo que Costa Martins e Vasco Gonçalves decretaram de trabalho para a nação, passei-o patrioticamente a fazer a vindima do meu avô e a cantar a plenos pulmões com o meu primo Víctor: "De pé, ó vítimas da fome!De pé, famélicos da terra!..."

Em Dezembro, julgava que era do PPD..."

 
At 12:59 da tarde, Blogger goameal said...

Donde mais uma vez se prova que o GG devia restringir-se á excelente música que faz.

 
At 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora, ora, isso só comprova que a ex-colónia também gosta de ingerir nos assuntos da antiga colónia ... Está tudo de pernas para o ar, é o que lhe digo ...

 
At 4:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Correcção:

da "antiga metrópole". É o que eu queria dizer na mensagem anterior.

 
At 1:14 da manhã, Blogger jdoutelcoroado said...

Meus caros,
Eu cá acho muito bem que o GG apoie o Carrilho.
Não tenho nada contra. Acho que está no seu direito e o Carrilho também tem o direito de divulgar esse apoio. Eu gosto de um mundo lusófono, eu até gostava de poder não apoiar o Nino e isso ter algum resultado prático. E já agora, até porque me toca mais, também gostava de mandar uns apoios para quem estivesse preocupado em "governar" Angola. Era tão bonito que houvesse a possibilidade de muitos GG's poderem expressar-se sobre muitos Carrilhos.
(ressalva: não quero com isto comparar o Carrilho àquelas personagens)

 
At 2:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nelson Ned apoia Carmona.

 
At 2:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Fáfá apoia Zézinha.Buarque apoia Ruben.Ney apoia Fernandes.Alter apoia Aviz.

 
At 8:12 da manhã, Anonymous oragaita said...

Este pateta, Gilberto Gil, é um andarilho e alguém sem vergonha, tanto quanto que o nomeou.
Onde é que já se viu um ministro em "par time" tal como a célebre Cicciolina que nas horas de desorazer ia ao parlamento italiano.
Mas esta ainda teve os votos do povo rasca. Este andarilho não teve votos de ninguém.
Grande facada deu ao Carrilho. Primeiro em atrever-se a dar conselhos bárbaros e em segundo apontando-çhe o caminho da filosofia dançarina.
Com amigos destes quem precisa de inimigos

 
At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cada blogue com os comentários que merece!

 
At 1:54 da manhã, Blogger oakleyses said...

tiffany jewelry, louboutin shoes, kate spade outlet online, polo ralph lauren, nike air max, burberry outlet online, oakley vault, michael kors outlet, tiffany and co jewelry, louis vuitton outlet online, louis vuitton outlet, nike free, longchamp outlet, longchamp handbags, louis vuitton outlet, jordan shoes, louis vuitton, nike air max, michael kors outlet online, coach outlet store online, oakley sunglasses, coach outlet, christian louboutin outlet, tory burch outlet, coach outlet, longchamp outlet online, michael kors outlet online, chanel handbags, cheap oakley sunglasses, burberry outlet online, ray ban outlet, prada handbags, prada outlet, polo ralph lauren outlet, christian louboutin shoes, michael kors outlet online, coach purses, michael kors outlet store, nike shoes, michael kors outlet online, ray ban sunglasses, gucci handbags, louis vuitton handbags, red bottom shoes, kate spade handbags

 
At 1:55 da manhã, Blogger oakleyses said...

lacoste pas cher, ray ban pas cher, true religion outlet, vans pas cher, nike free pas cher, nike air max, nike roshe, air max, tn pas cher, barbour, chaussure louboutin, converse pas cher, michael kors uk, mulberry, hollister, lululemon, ray ban uk, new balance pas cher, true religion, hollister, louis vuitton pas cher, louis vuitton uk, sac louis vuitton, nike air force, longchamp pas cher, nike free, north face, north face pas cher, air jordan, nike roshe run, timberland, louis vuitton, nike trainers, longchamp, true religion outlet, scarpe hogan, sac vanessa bruno, ralph lauren, air max pas cher, oakley pas cher, nike air max, burberry pas cher, hermes pas cher, sac michael kors, nike blazer pas cher, nike huarache, michael kors canada, abercrombie and fitch, ralph lauren pas cher, guess pas cher

 
At 1:58 da manhã, Blogger oakleyses said...

vans outlet, soccer shoes, beats headphones, marc jacobs outlet, mont blanc pens, babyliss pro, north face jackets, canada goose outlet, reebok shoes, canada goose uk, wedding dresses, uggs outlet, instyler ionic styler, chi flat iron, mcm handbags, herve leger, moncler, longchamp, insanity workout, uggs on sale, bottega veneta, canada goose pas cher, ugg soldes, abercrombie and fitch, ghd, hollister, rolex watches, ferragamo shoes, canada goose outlet, soccer jerseys, north face outlet, ugg, roshe run, nfl jerseys, valentino shoes, moncler outlet, giuseppe zanotti, canada goose outlet, ugg boots, mac cosmetics, jimmy choo shoes, lululemon outlet, birkin bag, asics shoes, canada goose, p90x workout, celine handbags, ugg outlet, new balance outlet, moncler

 
At 2:13 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

ninest123 12.22
michael kors pas cher, air max, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, nike free pas cher, mulberry, ralph lauren, air jordan, sac longchamp pas cher, nike air max, nike air force, air max, true religion outlet, sac hermes, nike huaraches, true religion jeans, polo ralph lauren, michael kors uk, nike roshe, converse pas cher, vans pas cher, air max pas cher, abercrombie and fitch, nike free, longchamp, oakley pas cher, sac guess, timberland, hogan outlet, true religion jeans, sac burberry, hollister, new balance pas cher, north face, hollister, nike blazer, michael kors outlet, vanessa bruno, north face, lululemon outlet online, coach purses, replica handbags, true religion outlet, michael kors, nike trainers, ray ban pas cher, nike tn, louboutin, polo lacoste, coach outlet store online

 
At 2:16 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

rolex watches, louboutin outlet, jordan shoes, louis vuitton outlet, burberry outlet, ugg outlet, oakley sunglasses, michael kors outlet online sale, michael kors outlet, air max, michael kors outlet, polo ralph lauren, louis vuitton outlet, michael kors outlet, longchamp handbags, tiffany and co, louboutin, michael kors outlet, gucci outlet, ugg boots clearance, oakley sunglasses, longchamp outlet, ray ban sunglasses, christian louboutin, air max, louboutin shoes, uggs, prada handbags, uggs outlet, burberry outlet, longchamp handbags, oakley sunglasses, prada outlet, chanel handbags, ray ban sunglasses, michael kors outlet, louis vuitton outlet stores, polo ralph lauren outlet, oakley sunglasses cheap, replica watches, louis vuitton handbags, tory burch outlet, cheap oakley sunglasses, louis vuitton, cheap uggs, tiffany and co, nike free, nike shoes, ray ban sunglasses

 
At 2:18 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

nike roshe run, herve leger, vans shoes, new balance shoes, air max, north face jackets, iphone cases, reebok outlet, bottega veneta, iphone 6 cases, baseball bats, hollister clothing store, mcm handbags, mac cosmetics, jimmy choo outlet, instyler, nfl jerseys, wedding dresses, converse, ray ban, insanity workout, beats by dre, oakley, chi flat iron, birkin bag, air max, soccer jerseys, ralph lauren, babyliss pro, iphone 6s cases, gucci, p90x, abercrombie, iphone 5s cases, s6 case, vans, celine handbags, valentino shoes, north face outlet, mont blanc, soccer shoes, asics running shoes, louboutin, ferragamo shoes, lululemon outlet, ghd, timberland boots, iphone 6s plus cases, giuseppe zanotti, ipad cases, iphone 6 plus cases, abercrombie and fitch

 
At 2:20 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

pandora jewelry, hollister, canada goose outlet, louis vuitton uk, swarovski crystal, canada goose, canada goose, canada goose, barbour, sac louis vuitton, moncler, canada goose, ugg, moncler, canada goose uk, moncler outlet, canada goose, moncler, moncler, barbour, ugg boots, pandora charms, louis vuitton, juicy couture outlet, sac lancel, pandora charms, moncler, pandora jewelry, rolex watches, ugg, links of london, moncler, marc jacobs, swarovski, supra shoes, montre homme, karen millen, moncler, doke gabbana, toms shoes, converse shoes, sac louis vuitton, coach outlet store online, ugg pas cher, wedding dresses, louis vuitton, juicy couture, canada goose jackets, thomas sabo, ugg
ninest123 12.22

 

Enviar um comentário

<< Home