agosto 08, 2005

Transparentes.

A propósito do Discovery, ontem, domingo, um jornalista de tv apresentava o site da Nasa sem se esquivar ao tradicional comentário: «É assim que os americanos vendem o seu peixe...» Ou seja, podíamos entrar no site da Nasa e saber vários megas de informação acerca da missão espacial. A piada vinha a propósito num país onde sabemos tudo sobre os estudos acerca do novo aeroporto da Ota, dos rankings das universidades, dos relatórios sobre os buracos do metro de Lisboa ou do Porto, enfim, sobre coisas públicas. Transparentes como nós não há. O site da Nasa é uma ninharia ao pé da nossa transparência.

39 Comments:

At 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que atrevidos e que anti-americanos que são os jornalistas da tv! E como é bom vir a este blog para saber o que é a crítica e a falta de transparência no nosso país. Interessado por esta questão, andei a espiolhar arquivos anteriores para ver os sinais de críticas a essa falta de transparência em outros momentos de gestão política cá da terra. E não querem ver, pelo silêncio atroador, que então é que havia uma tão cristalna transparência?

 
At 5:30 da tarde, Blogger chapa said...

O silêncio é a alma do negócioo!

 
At 8:49 da tarde, Blogger Ernesto said...

e edifícios. Nós até temos edifícios transparentes.

 
At 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Francisco, ao ler estas frases recordei-me dum artigo de opinião escrito por um jovem na Visão Online. O artigo era uma enorme peça de retórica divertida a gozar com a justiça americana. Como sabe, a justiça americana nos milhões de casos gera situações surreais e divertidas, verdadeiras anedotas. Mas eu como também conheço o outro lado da justiça americana dei-me ao trabalho de perguntar ao cronista se ele conhecia a justiça americana e se gostava de escrever qualquer coisa a compará-la... por exemplo ... com a nossa !

Regressando ao Discovery, não sei de que jornalista fala, mas informe-o que se ele quiser tem aqui mais América a vender peixe: Diga-lhe que pode ouvir aqui (em directo) todas as comunicações entre o Space Shuttle e Houstan. Em tempo real.

 
At 11:33 da tarde, Blogger Luis M. Jorge said...

O fim:

Num jantar recente, uma velha senhora descrevia em pormenor a sua experiência como voluntária de uma associação que ajuda doentes terminais a, como direi, terem um final feliz. A narração de casos clínicos, com sintomas deprimentes e epílogos previsiveis, só foi interrompida quando me levantei. A senhora perguntou-me:

- Já se vai embora?

Eu retorqui-lhe:

- Sim. Estou a morrer de cansaço.


http://acisgalatea.blogspot.com/

 
At 11:48 da tarde, Blogger monica said...

F: como é que tem pachorra para estes anónimos que andam sempre a espreitar o seu blog ansiosos pelo próximo post que possam comentar de forma insultuosa e cobarde?

 
At 2:17 da manhã, Anonymous Armando Lopes said...

Monica,

Sou o anónimo do primeiro post, que, pelo que vejo, a transtornou um pouco. Não sei se já se apercebeu, mas postar como anónimo é uma das opções que este e muitos outros blogues permitem.

Não tenho ideia de ter comentado nada de forma insultuosa. Limitei-me a constatar um facto. Você também pode fazer a sua pesquisa neste blogue e verificar quantas críticas à falta de transparência foram feitas aos dois governos anteriores. Se encontrar, poderá responder com argumentos válidos.

Limito-me a constatar que os textos do autor deste blogue, sem serem insultuosos nem cobardes, têm um caminho pré-definido.

Quanto à sua curiosidade por nomes, aí vai um se isso a satisfaz:

Armando Lopes.

 
At 10:09 da manhã, Blogger eubozeno said...

A cristalina transparência não é, infelizmente, uma questão que diferencie os partidos políticos, e por isso existir ou não conforme quem governa. Pura e simplesmente rareia em Portugal. Post certeiro!

 
At 12:54 da tarde, Blogger Afonso Henriques said...

A nossa transparência é tão grande, tão grande, tão grande que quem olha para nós vindo do Atlântico só vê Espanha...

 
At 3:08 da tarde, Blogger monica said...

nada me repugna em descobrir caminhos (pré-estabelecidos?) na postura de alguém. não há sempre um caminho? já me transtorna um bocado - tem razão - esta espécie de policiamento sobre os caminhos dos outros no espaço livre, mas íntimo, estitamente pessoal e que não tem absolutamente que ser isento, da blogosfera. tem razão, saber um nome qualquer não serve de nada.

 
At 3:50 da tarde, Anonymous Manuel da Maria said...

Pá, sinceramente, ainda não percebi se és português ou brasileiro ... Mas também, não interessa, não tenho pachorra para ler este blog inteiro, a partir do primeiro post que foi criado. E também, olhe, toda a gente sabe que existem "laços de família" entre os dois lados do Atlântico, alguns até com 300 anos, vejá lá até onde isto vai ... Depois vêm as independências, ingerências, influências e outras -ências que me fazem acreditar que está na hora de Portugal dar o grito do Ipiranga em relação às ex-colónias. Sinceramente, não há estómago para isto ...

 
At 5:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Armando Lopes:
Era só o que faltava, que o Francisco fosse de direita... Porventura ainda não reparou que ele é um esquerdista do caraças, com tribuna certa na tv e na rádio de todos nós?

 
At 6:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A "mónica" escreveu o que me ia no pensamento. A ausência de caminhos é, certamente, mais condenável que a escolha de um caminho. Mesmo que, e sê-lo-á certamente na óptica de alguém, porventura errado.

Helena CM

 
At 7:58 da tarde, Anonymous Armando Lopes said...

Para a Mónica (e agora a Helena) em jeito de conclusão, antes que isto se transforme numa choradeira dos diabos:

1. Não tenho nada contra o caminho que cada um segue. Isso não deve impedir-me, todavia, de cruzar esse caminho (em princípio público e aberto, como o é este blogue), quer para viajar em conjunto, quer para manifestar discordância quanto ao modo como se caminha ou quanto ao que se diz pelo caminho.

2. Não creio que o autor deste blogue se sinta insultado com o que eu disse. É certamente uma pessoa inteligente.

2. Imagine agora se eu lhe remetia a si, Mónica, esta pérola de pensamento que li algures e que não prima nem pela simpatia nem se inscreve em nenhum conceito de democracia de que me lembre: "esta espécie de policiamento sobre os caminhos dos outros no espaço livre, mas íntimo, estitamente pessoal e que não tem absolutamente que ser isento, da blogosfera.". Já viu que frase mais feia? Tenho a certeza que estará isenta do que nela se afirma e que nem por sombras pretendeu policiar ninguém (mesmo que só simbolicamente) ao referir-se aos anónimos do blogue, sabendo como sabe, que é uma característica da blogosfera essa opção.

4. Quanto a si Helena, é sempre bom, ao chegar a um pequeno ajuntamento, não pegar logo na última palavra do falatório. Há sempre palavras prévias que podem fazer falta. Eu também penso que é melhor ter um caminho do que não ter nenhum, embora haja caminhos tão esburacados que não dê gosto nenhum seguir por eles.

5. Para finalizar, não é a verdade ou a eventual verdade do que se diz no post comentado que é objecto de crítica. É apenas a sua meia verdade, como se presume do que escrevi. Para isso, o povo, sábio, tem um ditado certeiro: "Com a verdade me enganas". Ora, velar por verdades inteiras é verdadeiramente serviço público!

Lamento dizer que tem que ser o meu último comentário no Aviz. Gostei do unanimismo que aqui se respira. Um pouco insípido, talvez. Coisa a ver pelo dono da casa.

 
At 8:14 da tarde, Blogger FMSG said...

Obrigado pela seu precioso reparo, Francisco... simplesmente oportuníssimo!

 
At 8:38 da tarde, Blogger Ernesto said...

ah! rio de me ver tão bela neste espelho!


barrigadas de riso!

 
At 2:32 da manhã, Anonymous ana said...

O site da Nasa é excelente. Mas no site também nao encontro referencia aos seus problems economicos, aos buracos financeiros, às guerras pessoais que por lá andam, ou seja é tao transparente como o belo site do metro do Porto: http://www.metrodoporto.pt/

Até se pode planear a viagem. Coisa que ainda nao se consegue fazer com facilidade no site da Nasa.

Brincadeira, para amenizar as hostes.

 
At 2:52 da manhã, Blogger O Raio said...

O principal desta notícia não é a opinião boa ou má que se possa ter dos americanos.
O principal desta notícia é o baixo nível dos nossos jornalistas.
(ainda há pouco tempo critiquei um no meu blog)
O que está a acontecer nos últimos tempos é que há uma horda de jornalistas que, para nos "ajudar" a criar uma mentalidade europeia enaltecem tudo o que vem de Bruxelas e criticam tudo o que vem dos Estados Unidos.
Tenho a certeza que se o jornalista estivesse a comentar uma conferência de imprensa do Durão Barroso como Presidente da Comissão, dizesse ele as baboseiras que dizesse, nunca o jornalista diria "é assim que a Comissão Europeia vende o seu peixe"...

 
At 4:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nao me parece que ao dizer aquela frase o jornalista estivesse a criticar a America e muito menos o site da Nasa, ou a Nasa.

Há muita gente que qualquer coisinha que se diga ficam logo a ver o fantasma. Obcessao anti-anti-americano.

 
At 9:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

pois a NASA e o site da NASA é que ele não estava a criticar. ele falou claramente em "americanos". Decerto que na NASA há muito mais do que apenas americanos.
bc

 
At 11:01 da manhã, Anonymous duarte said...

Ó Armando, já vai embora?
Não vá. Fique mais um pouco! Agora que as coisas estão a aquecer é que bate em retirada?
Vai ver que se ficar o dono desta casa também o deixa brincar com a bicicleta!...

 
At 11:19 da manhã, Blogger rewolucja said...

Bom dia Franciso José Viegas.
Sou apreciador do seu programa na RTP2 e também sigo há algum tempo as "conversas soltas" na blogosfera.
Há pouco tempo, decidi criar um blog e entrar neste mundo aliciante. O rewolucja aborda, pura e simplesmente, algumas opiniões sobre a sociedade portuguesa (e não só) entre outros temas da actualidade. Espero que passe por lá. Votos de bons posts!
http://www.rewolucja.blogspot.com

 
At 1:06 da tarde, Blogger alias said...

É. Mas já se sabe:para certos sectores, o mundo é de muito fácil compreensão: de um lado, "os bons". Do outro, os EUA. Segundo esta forma de pensar, tudo o que os Americanos fazem mostra a sua naturea corrupta.

 
At 1:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois. E para outros sectores nem que os USA torturem a propria avozinha. Se o fizeram é porque tinham lá uma boa razao.

 
At 11:02 da tarde, Anonymous Maria do Ceu said...

Sem dúvida um post atento e actual. Cumprimentos.

 
At 1:45 da manhã, Anonymous Rádio Moscovo não fala verdade said...

Uma coisa que me aborrece é quando nas têvês relatando qualquer acontecimento social se esconde a marca género " veio a convite de uma conhecida marca".

Que um blogue faça o mesmo e não diga claramente qual a personagem visada, ainda compreendo menos.

 
At 10:38 da manhã, Blogger Carlos Barros said...

Nós temos a informação que merecemos e que exigimos. Mas também temos quem nos sunegue a informação que dá jeito, basta ver os fogos, porque não compramos aviões de ataque aos fogos? porque a comissão é menor, assim quanto menos informação seja lá sobre o que for melhor.
afinal temos o que merecemos

 
At 10:39 da manhã, Blogger Carlos Barros said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 10:39 da manhã, Blogger Carlos Barros said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 10:47 da manhã, Blogger Carlos Barros said...

Só mais uma coisa o que é anti- americanismo primário?
se o existe não ter~´a a ver com a arrogancia de quem os governa, e a arrogancia e prepotencia não é grande parte das vezes sinónimo de ignorancia?
http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main

 
At 1:52 da tarde, Blogger Francisco J. V. said...

Caro Armando Lopes: desculpe o atraso na resposta. Estive sem net. Li tudo o que escreveu. Mas há uma coisa que não compreendo: se a ideia fosse o «unanimismo», haveria comentários neste blog? Um abraço.

 
At 10:17 da tarde, Anonymous Armando Lopes said...

Caro f: creio que leu de viés. o "unanimismo" tinha a ver com alguns comentários da maioria "yes man". Se leu tudo percebeu isso. Quanto ao resto, o melhor da razão é ela não ter que ser sempre razoável. Assim, deve ser verdade para ambos que as águas só são cristalinas quando não se mexe no fundo. Abraço retribuído.

 
At 10:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

È costume na América:
quem trabalha por exemplo na área da cartografia sabe que pode obter fotos aéreas de elevada resolução a preços exorbitantes de instituições europeias, ou gratuitas na NASA.
quem trabalha por exemplo na área da gestão sabe que o NIST americano cede gratuitamente informação que a European Foudation for Quality Management cobra a 200 euros

 
At 12:03 da manhã, Blogger monica said...

ò armando, que bom, afinal ainda não foi embora!

 
At 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

participle allocates furher seizure possessive expression assumes furthest declarative rudyard ncirdchange
lolikneri havaqatsu

 
At 2:13 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

ninest123 12.22
michael kors pas cher, air max, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, nike free pas cher, mulberry, ralph lauren, air jordan, sac longchamp pas cher, nike air max, nike air force, air max, true religion outlet, sac hermes, nike huaraches, true religion jeans, polo ralph lauren, michael kors uk, nike roshe, converse pas cher, vans pas cher, air max pas cher, abercrombie and fitch, nike free, longchamp, oakley pas cher, sac guess, timberland, hogan outlet, true religion jeans, sac burberry, hollister, new balance pas cher, north face, hollister, nike blazer, michael kors outlet, vanessa bruno, north face, lululemon outlet online, coach purses, replica handbags, true religion outlet, michael kors, nike trainers, ray ban pas cher, nike tn, louboutin, polo lacoste, coach outlet store online

 
At 2:15 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

rolex watches, louboutin outlet, jordan shoes, louis vuitton outlet, burberry outlet, ugg outlet, oakley sunglasses, michael kors outlet online sale, michael kors outlet, air max, michael kors outlet, polo ralph lauren, louis vuitton outlet, michael kors outlet, longchamp handbags, tiffany and co, louboutin, michael kors outlet, gucci outlet, ugg boots clearance, oakley sunglasses, longchamp outlet, ray ban sunglasses, christian louboutin, air max, louboutin shoes, uggs, prada handbags, uggs outlet, burberry outlet, longchamp handbags, oakley sunglasses, prada outlet, chanel handbags, ray ban sunglasses, michael kors outlet, louis vuitton outlet stores, polo ralph lauren outlet, oakley sunglasses cheap, replica watches, louis vuitton handbags, tory burch outlet, cheap oakley sunglasses, louis vuitton, cheap uggs, tiffany and co, nike free, nike shoes, ray ban sunglasses

 
At 2:18 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

nike roshe run, herve leger, vans shoes, new balance shoes, air max, north face jackets, iphone cases, reebok outlet, bottega veneta, iphone 6 cases, baseball bats, hollister clothing store, mcm handbags, mac cosmetics, jimmy choo outlet, instyler, nfl jerseys, wedding dresses, converse, ray ban, insanity workout, beats by dre, oakley, chi flat iron, birkin bag, air max, soccer jerseys, ralph lauren, babyliss pro, iphone 6s cases, gucci, p90x, abercrombie, iphone 5s cases, s6 case, vans, celine handbags, valentino shoes, north face outlet, mont blanc, soccer shoes, asics running shoes, louboutin, ferragamo shoes, lululemon outlet, ghd, timberland boots, iphone 6s plus cases, giuseppe zanotti, ipad cases, iphone 6 plus cases, abercrombie and fitch

 
At 2:20 da manhã, Blogger ninest123 Ninest said...

pandora jewelry, hollister, canada goose outlet, louis vuitton uk, swarovski crystal, canada goose, canada goose, canada goose, barbour, sac louis vuitton, moncler, canada goose, ugg, moncler, canada goose uk, moncler outlet, canada goose, moncler, moncler, barbour, ugg boots, pandora charms, louis vuitton, juicy couture outlet, sac lancel, pandora charms, moncler, pandora jewelry, rolex watches, ugg, links of london, moncler, marc jacobs, swarovski, supra shoes, montre homme, karen millen, moncler, doke gabbana, toms shoes, converse shoes, sac louis vuitton, coach outlet store online, ugg pas cher, wedding dresses, louis vuitton, juicy couture, canada goose jackets, thomas sabo, ugg
ninest123 12.22

 

Enviar um comentário

<< Home